top of page

Dissidência
DEF
 


A Dissidência Def é um coletivo de artistas e arte-educadores com deficiência e aliades, criado em 2022. Surgiu com o espetáculo de humor “Tá Todo Mundo Rindo?”, que aborda com leveza os desafios e preconceitos enfrentados por pessoas com deficiência. Em 2023, lançou o livro homônimo escrito por Desiree Helissa Casale e o elenco. O grupo promove oficinas, formações e debates sobre acessibilidade, arte e anticapacitismo, ampliando a representatividade de pessoas com deficiência na cultura.)

Conheça 
nossas ações

 

Captura de Tela 2025-07-18 às 15.08.56.png

#TEATRO

Tá Todo Mundo Rindo?
 

O projeto "Comédia Sentada" nasceu da união de artistas, atores, atrizes, comediantes, intelectuais e arteeducadores com diversas deficiências. Juntos eles contam, com muita ironia, sarcasmo e interatividade com o público, a forma mascaradamente preconceituosa, que a sociedade encara e trata a Pessoa com Deficiência no dia-a-dia.

Desviando do pensamento de arte inclusiva, onde colocam artistas com deficiência pelo simples recorte de sua condição social. A "Do Que Tange e Desvia" , busca justamente o aprofundamento nos conceitos levantados pela poética e estética da vivência da deficiência, sem deixar de considerar a singularidade do fator humano. Maria Vieria e Fabio Augusto, são artistas que usam da fotografia como ferramenta de investigação. Levantando questões sobre decorporeidades, deslocamentos, tempo, e ancestralidade def. Capturam o entorno de modo a desviar da percepção normativa, coletando e construindo imagens que recompõe sua humanidade defiça. Recorte que recupera uma historia e memoria roubada, deturpada, essa exposição revela que a estética def. está longe dos estigmas de peso e fardo tão disseminados pela disseminação de ideais de eugenia. Ambos os artistas, criam imagens como relicários em meio a fragmentos de uma ancestralidade que está em tecitura.

#RODA DE CONVERSA

#EXPOSIÇÃO

Do Que
Tange
e Desvia

 

#RODA DE CONVERSA

#EXPOSIÇÃO

Entre
Linhas e
Barreiras:
Muletas Na
Metrópole

 

Provocando, e trazendo um outro olhar para corpos dissidentes que enfrentam metrópoles, a exposição "Entre Linhas e Barreiras: Muletas na Metrópole" , busca a reforçar e elevar importância da produção cultura def fora dos cercadinhos que são impostos a estes artistas, ocupando calçadas, ruas e paredes. Dos olhares estranhos que recebe quando sai para fotografar (afinal, é um corpo dissidente com uma câmera e muletas enfrentando a cidade) ao enfrentamento das barreiras arquitetônicas e atitudinais, essa exposição, sem o contexto, seriam somente fotos urbanas. Mas a provocação está no corpo def enfrentado uma sociedade estruturalmente capacitista para registrar um dos seus maiores adversários: A cidade. Fabio Augusto , usa a fotografia como ferramenta de investigação. Levantando questões sobre corpos dissidentes, deslocamentos, acessibilidade e ancestralidade def. Captura o entorno de modo a denunciar a cidade e toda bipedia que se acomoda em cima de uma estrutura capacitista. Uma exposição que explora e denuncia o roubo do direito a cidade. Nas palavras do artista, "o lugar mais difícil de fotografar é aquele onde me impedem de chegar".

O objetivo do curso é dar aos alunos noções básicas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Uma espécie de "Cartilha" para conhecimento dos principais Direitos. Visa, também, esclarecer dúvidas e trazer discussões sobre questões práticas, problemas e vivências no cotidiano das pessoas com deficiência. Foco na Constituição Federal (CF) e na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Captura de Tela 2025-07-28 às 10.35.49.png

#CURSO

Direito Das 
Pessoas
Com
Deficiência

 

#CURSO

Comicidade
e Identidade

ESTE CURSO TEM POR OBJETIVO COMPARTILHAR EPISTOMOLOGIAS DO RISOCA PARTIR DE REFERências teatrais, circenses, de festividades e performatividades afrodiaspóricas. 

Dentro desta formação será apresentado o contexto sociocultural ehistórico de festividades, brincadeiras e performatividades negras nadiáspora brasileira, as estruturas narrativas destas figuras cômicas dapalhaçaria, além de nos debruçarmos nos fundamentos que compõemestas comicidades: Espacialidade, Corp(o)ralidade; Musicalidade;Engajamento político; Brincadeira; Multiplicidade de linguagensartísticas; Ancestralidades.Em segundo plano, este curso também colabora para o desenvolvimentode ritmo musical nos participantes, melhora flexibilidade e coordenaçãomotora, estimula a criatividade, contribui para uma maior auto confiança,melhora as habilidades de comunicação, desenvolve as habilidades deliderança, ajuda os participantes a se conectar com a espontaneidade,liberar a criatividade e adquirir a capacidade de criar.

Com o objetivo de promover os saberes de acessibilização de projetos culturais e facilitar o letramento anticapacitista para gestores, produtores, articuladores culturais e artistas, a Editora QUESTIONE! em parceria com o grupo Comédia Sentada , oferece o curso "Como Tornar o Meu Projeto Acessível?"A proposta é em 7 encontros oferecer o curso para pessoasque já trabalham com projetos educacionais/culturais ouque estão construindo novos trabalhos, com interesse emconhecer os recursos acessíveis para estes, dentro dasáreas: audiovisual, literatura, artes cênicas e artes visuais,com profissionais de cada área apresentando atualizaçõessobre recursos, leis e como utilizá-los, quais são astecnologias possíveis e atuais nestes contextos, qual opúblico que cada uma delas irá atender e apresentação degrupos/artistas DEFs trabalhadores dessas linguagens.

#CURSO

Como Tornar
O Meu Projeto
Acessível?

 

#CURSO

De-formação Educati:
Um
Letramento Anticapacitista

Este curso tem por objetivo trazer por meio do reconhecimento do modelo social das pessoas com deficiência uma aproximação dos conceitos do ativismo e da cultura “DEF”, com quem quiser saber mais a respeito , afim de buscar e criar soluções para uma sociedade menos capacitista.

Entender a história deste grupo social, aprender como acolher no nosso convívio social de modo equitativo e com autonomia dentro da ética do cuidado, romper com estigmas que impedem a sociedade como um todo de percebê-los como corpos e mentes capazes de produzir, refletir, se relacionar, desejar e contribuir para a sociedade, é o objetivo deste encontro.

A proposta desta aula é explorar a multissensorialidade como ferramenta pedagógica no ensino de artes para pessoas surdas. A partir de metodologias que ampliam a experiência artística para além da audição, trabalharemos práticas que envolvem tato, visão e a percepção vibrotátil, promovendo uma abordagem mais inclusiva e acessível à arte. O objetivo é oferecer subsídios teóricos e práticos para professores, arte-educadores e demais interessados na temática da acessibilidade cultural.

Captura de Tela 2025-07-28 às 10.59.24.png

#OFICINA

Sentindo a 
Arte (para surdos)

 

Captura de Tela 2025-07-28 às 20.59.11.png

#OFICINA

Anticapacitismo
e Ética Do Cuidado
Aplicados Em
Ambiente De
Trabalho 

Apresentar o conceito do "Anticapacitismo"e fomentar reflexões sobre a "Ética doCuidado" como política interna paraprevenção de acidentes e bem estar emAmbientes de Trabalho.

A acessibilidade no ensino vai além de adaptações físicas e tecnológicas. Trata-se de um compromisso com a diversidade e a equidade na educação. Esta aula discutirá estruturas de aulas acessíveis, desde a escolha dos materiais até a forma de apresentação do conteúdo. Exploraremos a adaptação de atividades para diferentes tipos de necessidades e o papel das tecnologias assistivas na educação. Além disso, analisaremos como tornar a comunicação mais acessível, garantindo que alunos com deficiência possam ter uma participação ativa no processo de aprendizagem

Captura de Tela 2025-07-28 às 10.59.24.png

#OFICINA

Acessibilidade
Metodológica

 

Captura de Tela 2025-07-28 às 20.59.11.png

#OFICINA

Acessibilidade
Comunicacional
E Audiodescrição 

Introdução sobre Acessibilidade Comunicacional e Au diodescrição com foco em corpos artísticos, espaços culturais e Pessoas com Deficiência, artistas ou não. 

Uma breve introdução ao Stand-up e Jogos de Improviso, além de bate-papo sobre aresponsabiliadde com as palavras emlugares de destaque.

Captura de Tela 2025-07-28 às 21.11.48.png

#OFICINA

Técnicas De 
Comicidades
E Nossa Responsabilidade
Com As Palavras

 

#OFICINA

Experimentos
Em Crochê

Tendo em perspectiva a história do crochê, suas atualizações ao longo do tempo e a diversidade das produções de regiões diferentes onde, por meio da técnica do crochê é possível fazer roupas, cobertores, capas de almofadas, cachepot, bolsas e muito mais. O curso tem como objetivo explorar as possibilidades de confecções de peças que podemos utilizar em nosso cotidiano, assim como expressar estilos e criatividade, através de cores e pontos. Na oficina, os participantes irão construir, a cada encontro, peças como cachepôs, porta garrafa, necessaire, ecobag e porta tablet, a partir da técnica do crochê.

Ver que é perfeitamente possível transformar tediosas rotinas em atividades prazerosas, pela renovação constante da nossa mente. A renovação constante ascende novamente o desejo de participação, onde o dinamismo sufoca a monotonia, onde o entusiasmo é mais forte do que as seguidas repetições de tarefas engessadas.

A proposta é que a oficina ajude os participantes a olhar o mundo de forma mais leve, orgânica e divertida, e que possamos praticar o "Olhar do Humor" em nosso dia a dia para conquistarmos uma vida mais feliz, seja no campo artístico, profissional ou pessoal.

Captura de Tela 2025-07-28 às 21.11.48.png

#OFICINA

Oficina De
Humor

 

Captura de Tela 2025-07-28 às 21.11.48.png

#OFICINA

Oficina De
Improvisação

Esta oficina tem por objetivo trazer um olhar mais amplo para as oportunidades que nos cercam. Improvisar nos ensina a executar tarefas de maneiras e tempos diferentes do habitual. Podemos ter várias soluções para um mesmo problema. Em 3 encontros iremos: Perceber que a CRIATIVIDADE já está em cada um de nós, basta acessá-la e praticá-la;

O objetivo da aula é proporcionar aos participantes uma compreensão sobre as melhores práticas e estratégias para acolher visitantes surdos em diversos contextos, como eventos, museus, centros culturais e outros espaços. A aula abordará a importância de promover um ambiente em que a comunicação com o público surdo seja clara, respeitosa e acessível.

Captura de Tela 2025-07-28 às 10.59.24.png

#OFICINA

Acolhendo
O Visitante
Surdo

 

Captura de Tela 2025-07-28 às 20.59.11.png

#MESAS

Recorte
PCD

Partindo da pesquisa sobre arte, cultura e educação protagonizada por Pessoas com Deficiência, as mesas "Recorte PcD", trazem 4 artistas, intelectuais e pesquisadores “DEF’s” para durante um café, debater e discutir quem foram, quem são, onde estavam e onde estão as Pessoas com Deficiência que são atravessadas por seu gênero, orientações sexuais, classe, entre outros recortes que podemos juntos definir. 

A discussão foca nos fenômenos socioculturais que corpos com deficiência, que ocupam espaços de protagonismo (como o palco) imprimem na sociedade. 

Esta mesa é um produção da QUESTIONE! e é co-produzida com o Grupo artístico-formativo-intelectual, Dissidência DEF.

Com o objetivo de facilitar o letramento anticapacitista para o público em geral, Editora QUESTIONE! e o grupo Comédia Sentada , oferecem a Roda de Conversa com a autora do livro "Tá Todo Mundo Rindo?", Desiree Helissa Casale, e 3 artistas participantes do elenco do grupo Comédia Sentada.A Roda de Conversa, assim como o livro, traz um paralelo dahistória da arte ao longo dos séculos com a história doprotagonismo das Pessoas com Deficiência durante esseperíodo. É um momento de debate e letramento do público sobre ocapacitismo e dúvidas sobre o tema onde passamos portemas variados como:Marcos Regulatórios: Lei Brasileira de Inclusão e Lei deAcesso a Informação

Captura de Tela 2025-07-28 às 21.26.29.png

#RODADECONVERSA

Tá Todo Mundo
Rindo?

 

#VIVÊNCIA

Caderno De
Artista

Contextualizar o caderno de artista historicamente e trazer a importância dele como uma plataforma de expressão, com referências e possibilidades criativas. O objetivo da oficina é explorar o caderno conhecendo sua gama de possibilidades — literárias, ilustradas, rabiscadas etc — além de mostrar ferramentas que ajudem o participante a criar e experimentar seu próprio caderno.

objetivo da oficina é explorar essa plataformade expressão, conhecendo sua gama depossibilidades - literárias, ilustradas, rabiscadase etc- além de mostrar ferramentas que ajudemo participante a criar e experimentar sua própriazine.

#VIVÊNCIA

Experimentando
Zines E Suas
Possibilidades

Internacional

SUB_BAR SHOW 
Uma Experiência Sonora
 

Diretamente da Europa, "SUB_BAR SHOW" traz uma experiência sonora e visual para pessoas surdas (ou não), combinando áudio e vídeo, centrada em subfrequências e subwoofers transitando o som para a vibração.

 

Um movimento mundial de artistas e pesquisadores pioneiros em uma mudança na produção e educação musical.

Um evento inédito no país, que propõe uma nova experiência sonora.

COM UM REPERTÓRIO VIBRANTE, NOSTÁLGICO E AFETIVO, O GRUPO MERGULHA NAS RAÍZES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COM FOCO NO SAMBA RAIZ E PAGODE 90. ATUALMENTE O GRUPO APRESENTA UM SHOW COM FOCO NOS 109 ANOS DE HISTÓRIA DO SAMBA, TRAZENDO MÚSICA DE TODAS AS DÉCADAS.

Música

NASCENTE DO CANTO

SAMBINHA DO BOM

bottom of page